17 de dez. de 2007

A criança é uma edificação espiritual.



Eu postei um tempinho atrás, falando que as crianças são como macacos de imitação, que devemos ter cuidado com nossas atitudes, e são muito questionadoras, tagarelas. E venho reafirmar isso diariamente, pelo exemplo em casa, e também aconselhar aos pais (pois não é só papel da mãe), e porque não aos avós, aos professores, não é? Aconselhar a pensar com carinho nas perguntas, e responder com todo o cuidado, pois o primeiro ensinamento a criança vai guardar por muito tempo ou por toda a vida o que escutou, aprendeu.
Minha filha vem me questionando sobre vários aspectos do dia a dia (papai Noel, Jesus, etc), e tenho percebido o quão inteligente vem sendo suas perguntinhas, coisas até que imaginava que só fosse pensar em responder na adolescência dela.
E em seguida, a vejo demonstrando aos coleguinhas o que aprendeu, e em suas atitudes perante eles. Chega a dar orgulho.

Ela me perguntou:
- Mamãe por que papai Noel não faz a barba e não corta o cabelo?
- Eu respondi que onde ele mora é muito longe e não tem barbeiro, uma resposta a sua altura, se eu falo qualquer besteira, no dia que ela foi tirar foto com ele, tenho certeza que ela iria falar pra ele, ou pra qualquer outra pessoa, e íamos passar vergonha.

E ontem ela viu um desenho lindo da história de Jesus, e ela veio me contar que Jesus havia morrido, super assustada, pra vocês verem como ela tem presente Jesus na vida dela.
Daí eu expliquei, que sim, que ele foi morar no céu, pois ele só veio pra nos ajudar, mas que é só pensar nele, que ele de lá vai continuar nos ajudando, que isso aconteceu há 2007 anos, em Jerusalém, não foi no Brasil, e fui contando tudo que sabia que ela poderia captar com apenas 4 anos.
Adoro esse papel de mãe.

Abaixo tenho um trecho de educação espírita, que já não me lembro de onde havia retirado, não sei em qual livro ou site, me perdoem o autor do mesmo, mas quero compartilhar com vocês.


“A criança é uma edificação espiritual dos responsáveis por ela. Cada pequenino, conquanto seja, via de regra, um espírito adulto, traz o cérebro extremamente sensível pelo fato de estar reiniciando o trabalho da reencarnação, tornando-se, por isso mesmo, um observador rigorista de tudo o que você fala ou faz. A mente infantil dar-nos-á de volta, no futuro, tudo aquilo que lhe dermos agora. Toda criança é um mundo espiritual em construção ou reconstrução. Se você encontra algum pirralho de maneiras desabridas ou de formação inconveniente, não estabeleça censura, reconhecendo que o serviço de reeducação dele, na essência, pertence aos pais ou aos responsáveis e não a você. Se veio a sofrer algum prejuízo em casa, por depredações de pequeninos travessos, esqueça isso, refletindo no amor e na consideração que você deve aos adultos que respondem por eles.”

É, sempre teremos alguma coisa a aprender e como é lindo o ensinamento da doutrina espírita. E como é bom também podermos passar isso pros nossos filhos, para colhermos no futuro tudo que estamos plantando e semeando.